terça-feira, 20 de abril de 2010

Controlando as emoções


ANCORAGEM

Uma ferramenta muito útil, vem da PNL (Programação Neurolinguística)

Mas o que é Ancoragem??

É a indução, ou auto-indução a um estado interno positivo que resulta em um estimulo externo. Positivo porque ninguém vai querer ancorar um estado negativo num é mesmo?
Pelo menos eu espero que não.
Sendo gatilhos visuais, auditivos, olfativos, gustativos e sinestésicos que acessa uma resposta ou um estado especifico!

Nós criamos ancoragens o tempo todo, sabe quando você esta meio triste e de repente toca aquela musica que marcou uma fase muito boa de sua vida e automaticamente sua energia sobe e você lembra de muitas coisas boas. Essa musica é uma âncora auditiva. Porém por nós não sabermos como o processo ocorre de maneira consciente acabamos criando âncoras negativas também.

Agora vou postar abaixo o passo a passo de uma ancoragem feita corretamente!

Como Ancorar?

Procure uma posição confortável onde você não precise se mover, feche os olhos e se concentre, pois a imaginação é muito importante na ancoragem e você deve se concentrar do começo ao fim!

1 - Escolha um recurso (estado emocional desejado)
EX: estado de confiança, segurança excitação etc.

2 - Cena de referencia(aqui você tem que lembrar de um momento que seja congruente com o estado emocional escolhido, onde você sentiu perfeitamente o estado desejado. Caso você não lembre de nenhum momento assim em sua vida, você pode criar uma cena, vendo uma pessoa que você percebe ter esse estado interno se for confiança por exemplo você lembrar de uma pessoa que seja muito confiante visualiza algum episodio que você presenciou ela acessando esse recurso)

3 – Conduzir detalhadamente pelos canais perceptivos abaixo:

l Visual
l Auditivo
l Cinestésico

Exatamente nessa ordem!!!!

Visual: você vai visualizar a cena com cores...brilho e todos os detalhes possíveis.

Auditivo: enquanto você vai vendo e ouvindo tudo que estava ao seu redor...os barulhos do ambiente, ou o silencio se for o caso. O importante é que a cena fique bem realista.

Cinestésico: depois que estiver vendo e ouvindo, você vai sentir a sensação que estava sentindo naquele momento, que é exatamente o estado interno que você quer ancorar.

Obs:você não deve se ver na cena, e sim participar da cena em primeira pessoa, de forma associada a imagem isso é muito importante.

Quando você estiver realmente na cena sentindo todo o estado emocional desejado é porque esta na hora de você fazer ancoragem.

Nessa hora você vai fazer um toque físico, faça um toque que você possa repeti-lo facilmente. Ou você pode ancorar a emoção a objetos, a ancoragem e outras ferramentas serão ensinadas em nossos workshops.

Obs: o toque físico tem que durar no mínimo 20 segundos pra ancorar corretamente.

Você pode também fazer uma Empilhamento de âncoras sobre esta mesma ancora.
Sempre que você se deparar com uma situação agradável e que represente sensações positivas você deve reforçar esta âncora, pois se usa-la muitas vezes sem da uma renovada ela vai perdendo a força.

Autor: Lourenço Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário